Pular para o conteúdo

Protetores Bucais: Principais Dúvidas!

 protetor bucal

Dr Ana Malengo fala sobre Protetores Bucais

Quais são os melhores protetores bucais? O protetor bucal feito pelo dentista é melhor do que o pré fabricado? Onde encontro um bom protetor bucal? Posso personalizar meu protetor bucal?


Para responder à esta e outras dúvidas, a Doutora Ana Maria Malengo colaboradora na Clínica Ortocia, vai responder as principais questões sobre o assunto.

Vamos as dúvidas:

Protetores Bucais de EVA

1- O que é um protetor bucal e qual a sua função?

Segundo dados da American Dental Association o protetor bucal previne cerca de 200.000 lesões por ano só no futebol americano. O protetor bucal, é um dispositivo de proteção da boca para atletas amadores e de alta performance. Apesar do nome, sua função não se restringe somente a proteção dos dentes. 
 
Os protetores bucais podem prevenir lesões no cérebro, lesões na ATM (articulação têmporo mandibular), fraturas na mandíbula e até prevenir hérnia de disco.
 2- Quais são os tipos de protetores bucais?
São basicamente três tipos de protetores:
  1. protetores bucais pré fabricados
  2. protetores do tipo “ferve e morde”
  3. protetores bucais feitos sob medida
3- Qual a diferença entre estes protetores?

Os protetores bucais pré fabricados e os do tipo ferve e morde, são limitados na sua função, pois geralmente existem poucas opções de tamanho (P, M e G somente). Os protetores do tipo “ferve e morde” também tem limitações de tamanho, e quando o atleta morde o protetor, a estrutura acaba afinando justamente onde deveria ficar mais reforçado.

Já o protetor feito pelo dentista é o mais adequado e de melhor proteção, pois é confeccionado sob medida.

Protetores Bucais Infantil e Adulto

4- Qual é o melhor material?

Hoje, o material de escolha para confecção dos protetores bucais é o EVA (Etileno Acetato de Vinil). Tem excelentes propriedades de dissipação dos golpes ao contrário dos materiais mais baratos que transmitem a força dos golpes.

5- Por que o protetor bucal feito no dentista é o melhor?

O protetor feito no dentista, é de qualidade muito superior, pois será confeccionada a partir de um molde da sua boca, isto é, uma cópia fiel. Por este motivo, ele não irá atrapalhar a sua fala ou respiração, não ficará soltando ou cuspindo saliva. Tem maior durabilidade do que os convencionais (cerca de dois anos), desde que bem cuidado e higienizado. Para saber os cuidados a serem tomados no seu protetor bucal você deve ler o post “Protetor Bucal: Principais Cuidados!”

6- Posso personalizar meu protetor bucal?

Claro! O protetor pode ter a cara e a cores do dono!rs Logomarcas, desenhos personalizados e nomes podem ser acrescentados no seu protetor bucal. Geralmente, o laboratório possui uma gama enorme de desenhos de protetores personalizados que já foram confeccionados, mas se você mandar por e-mail um novo desenho, este será adaptado ao seu protetor sem problema algum!

7- Desde qual idade está indicado o uso do protetor bucal?

O mais cedo possível! Quando a criança já começa com as praticas de educação física na escola ou mesmo andando de bicicleta, skate, patins na rua.

8- Qual é o tipo de protetor que necessito?

Para quem frequenta academia de MMA, AcademiaBoxe, Boxe Tailandês ou Muay Thai, joga Rugby ou Handebol, o mais indicado são os protetores de 6 a 8mm de EVA no arco superior.

Já o jogador de futebol, basquete, hóquei,  pólo aquático, pilotos de motocross, skate, patins, bicicleta, judo, jiu-jitsu, educação física, etc indica-se o uso de protetores de 3 a 5mm de EVA no arco superior.

Se você quer melhorar a performance (explosão muscular, ganho em desempenho) e diminuir o estresse muscular (produção de cortisona, ácido lático), praticantes de Pilates, Yoga, corrida, praticantes de golfe, fisiculturismo, ciclismo, tênis, etc, indica-se o uso do protetor bucal de 3mm de EVA na arcada superior e inferior.

9- Quem usa aparelho fixo também pode usar o protetor bucal?

Quem faz uso do aparelho fixo DEVE utilizar o protetor bucal pois qualquer machucado, lesão com o aparelho ortodôntico se tornam extremamente dolorosas.

Quer fazer seu protetor bucal totalmente personalizado? Encontre a Ortocia mais próxima de você na barra principal do menu e marque sua avaliação!

Fonte:
  • Keep sports safe – Wear a mouthguard The Journal of the American Dental Association March 1, 2012 vol. 143 no. 3.