Pular para o conteúdo

Gestante: Top Dicas Para as Grávidas! Parte I

gestante

Hoje, Dra Anelise Morbidelli, especialista e colaboradora na Clínica Ortocia, vai dar dicas sobre um assunto muito importante, que são os cuidados odontológicos que a gestante deve ter durante a gravidez e também os cuidados com o bebê. Como existem muitas dúvidas relacionadas à saúde das gestantes, este post será dividido em duas partes.
Já havia abordado o assunto sobre cuidados no dentista com a criança na primeira infância no post “Pediatra Dentista: Top dúvidas” também no “Clínica de Pediatria: Top 10 dúvidas“.

Vamos as top dicas:

gestante

1- A gestante pode ir ao dentista?

Sem dúvida nenhuma. Em qualquer tipo de gestação a mulher pode ser atendida, mas  o segundo trimestre é o mais oportuno, pois nesta fase ela se encontra com maior estabilidade.

Uma outra dúvida que também é comum neste período, é se a gestante pode ou não realizar um tratamento ortodôntico. Para esta dúvida você pode ler o post “Durante a gravidez posso fazer tratamento ortodôntico?” do Blog Ortodontia Para Todos.

2- Por que o segundo trimestre é o mais seguro para gestante ir ao dentista?

O primeiro trimestre para a grávida é o mais crítico para o embrião, pois nesta época estão se desenvolvendo vários órgãos, tornando-o mais vulnerável às agressões teratogênicas e ao aborto. Apesar da preferência evidente no segundo trimestre para o tratamento odontológico em gestantes, os casos emergenciais devem ser solucionados prontamente, em qualquer época.

3- Quais são os cuidados que a mulher grávida deve ter?

A gestante deve ter exatamente os mesmos cuidados de qualquer pessoa. Posso destacar os cuidados como a limpeza diária dos dentes com o uso adequado da escova, fio dental ou fita dentária.

4- É verdade que os dentes estragam durante a gravidez?

Não. A gravidez não é responsável pelo aparecimento de lesões de cárie na gestante. O que pode levar ao surgimento da doença é a mudança de hábitos alimentares e também a placa bacteriana que aparece devido a má higienização.


5- E a gengiva? Ela inflama com mais facilidade?

Hoje em dia, através de evidências científicas, sabemos que o aumento de hormônios que ocorre nas gestantes é responsável pelo aumento de vascularização da gengiva, mas mesmo havendo essa intensificação inflamatória, o biofilme dentário e o acúmulo de bactérias nos dentes é que vai determinar a presença ou não de inflamação. E gengiva inflamada pode indicar outro tipo de doença.  


6- Existe algum risco para gestante relacionado a anestesia?

Não, a gestante pode ser anestesiada, os anestésicos locais são os medicamentos mais utilizados pelo dentista, portanto não existe risco desde que o dentista conheça o efeito dos anestésicos e as alterações que ocorrem durante a gravidez.

Continuação do post “Grávidas: Top dicas para gestantes! Parte I