Pular para o conteúdo

Clínica De Pediatria: Top 10 Dúvidas Parte II

clínica de pediatria
Onde encontro uma Clínica de Pediatria? Até que idade meu filho pode chupar chupeta, dedo, usar mamadeira? Qual a melhor escova de dentes para meu filho?

Nesta segunda parte da entrevista a Especialista em Odontopediatria Dra Anelise morbidelli vai falar sobre as principais dúvidas dos pais no consultório do dentista. Se você ainda não leu a primeira parte você pode clicar no post “Pediatra Dentista: Top 10 Dúvidas ParteI !

Agora se você é uma mãe que está grávida, leia o post “Grávidas: Top Dicas para as gestantes! ParteII

Vamos ao bate papo:

odontopediatra

6- Meu filho(a) é pequeno e não deixa escovar os dentes. O que eu faço? Até que idade devo escovar os dentes dele(a)?

Tente tornar esse momento de escovação em algo agradável e divertido. Utilizando escovas coloridas, músicas. As crianças em geral “imitam” o que os adultos fazem, então, se os pais escovam os próprios dentes juntos com seus filhos a criança se sente motivada escovar também. Antes dos 5 ou 6 anos a criança não tem coordenação motora suficiente para escovar corretamente os dentes, assim é necessário que os pais auxiliem nesse processo. Mas o mais importante é nunca deixar a criança escolher se vai escovar os dentes ou não, a palavra final será sempre dos filhos pais.

7- Até que idade meu filho(a) pode chupar chupeta (mamadeira, dedo)? Como faço para ele(a) parar?

O ideal é que antes dos 2 anos de idade esses hábitos de sucção não nutritivos sejam removidos. A chupeta e a mamadeira devem ser utilizados para resolver necessidades de sucção ( quando a mãe não consegue fazer o aleitamento natural por exemplo), não podendo assim ter uma oferta continuada.
Tanto o odontopediatra quanto os pais  tem papéis fundamentais nessa tarefa. O profissional deve motivar a criança através de fotos, modelos e vídeos de dentes bonitos e feios, contando como aconteceu cada situação. Em casa, os pais devem reforçar o que foi dito pelo dentista, estabelecer metas, elogiar a criança e recompensar o seu esforço. Os pais podem fazer “trocas” por alguma coisa que a criança queira.

8- Meu filho(a) chupou chupeta (dedo, mamadeira) por muitos anos. Isto pode prejudicá-lo(a)?
Sim. O uso prolongado de chupeta e mamadeira causam danos a criança uma vez que podem existir alterações devidos aos hábitos bucais, como por exemplo o desenvolvimento incorreto das arcadas dentárias, posição inadequada da língua, mordidas abertas e/ou cruzadas…

9- Como escolher a melhor escova dental para meu filho pequeno? 

Uma estratégia que pode ser adotada é a indicação das escovas dentais infantis de acordo com a faixa etária das crianças. Escova para bebês (sem dentição decídua completa): Devem ter o cabo longo, cabeça pequena e um numero menor de cerdas. Escova para bebês com dentição decídua completa: Cabo longo e cabeça pequena. Crianças com a presença do primeiro molar permanente:  Além da escova utilizada normalmente é indicado o uso de escova unitufo para a escovação dos sulcos e fissuras deste dente.

10- Meu filho(a) tem os dentes de leite, além de escovar os dentes ele também deve passar o fio dental?

O fio dental é de extrema importância, uma vez que o biofilme dental não se acumula apenas na área interproximal, mas também na região cervical do dente (próximo a gengiva). O hábito de passar o fio dental deve ser instalado logo cedo. O uso do fio requer certo grau de destreza manual, assim os responsáveis devem auxiliar nessa tarefa, sempre motivando os seus filhos.

Pergunta Bônus:

11- Como devo agir quando for levar meu filho ao dentista e não passar ansiedade para ele?

Primeiramente, nunca o engane. Diga sempre que o levará ao dentista. Faça-o compreender que vai visitar uma pessoa que vai cuidar da sua saúde. Se prometer alguma recompensa pelo bom comportamento nunca deixe de cumprir. E principalmente, evite na presença da criança relatar situações desagradáveis  relativas ao tratamento odontológico e não permita que o façam. Enquanto acompanhar a criança no consultório, procure não interferir na conversação entre ele e o dentista. O dentista saberá explicar e acalmar as dúvidas.

Marcações: