Pular para o conteúdo

Fonoaudiologia: Top Dúvidas Parte I

Fonoaudiologia


O que faz um profissional  de Fonoaudiologia? Como funciona o tratamento com fonoaudiólogo? O que são os exercícios de fonoaudiologia? Quanto tempo demora o tratamento fonoaudiológico? O que é o exame de audiometria?

Para responder a estas e outras dúvidas, convidamos a Fonoaudióloga Especialista em Motricidade Orofacial Dra Angélica da Silva Viana, colaboradora da Clínica Ortocia. Este post será dividido em duas 

Vamos as dúvidas:

fonoaudiologia


1- O que faz um profissional de Fonoaudiologia?

O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde e Educação, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e admnistrativas.

2- Quantos anos de estudos são necessários para a formação do profissional de Fonoaudiologia? Qual é o curso de fonoaudiologia que os interessados devem procurar?

Quem deseja exercer a profissão de fonoaudiólogo deverá procurar um curso superior em Fonoaudiologia, com duração de quatro anos.

3- Como saber se o profissional de Fonoaudiologia é bom? Existe um Conselho Regional de Fonoaudiologia?

Sim. O Conselho Regional de Fonoaudiologia – CRFa 2ª Região – São Paulo foi criado pela Lei nº 6965/81, que regulamentou a profissão de fonoaudiólogo, para registrar, fiscalizar e orientar seus profissionais quanto ao exercício legal e ético da profissão, entre outros serviços voltados à área da Fonoaudiologia. 

4- Existem exames Fonoaudiológicos? O que é uma audiometria?

A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento. Este exame só pode ser realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, pois são estes os profissionais habilitados a orientar corretamente todas as etapas para a realização do procedimento. Os principais tipos de audiometria são: a audiometria tonal, audiometria vocal, impendanciometria ou imitanciometria.


5- O Fonoaudiólogo trabalha em conjunto com outros profissionais, como o médico, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, etc. Como ele auxilia estes outros profissionais?

Nos dia de hoje é importante a atuação interdisciplinar, que inclua profissionais da saúde com diferentes áreas de atuação e que estejam integrados em um propósito único de beneficiar, melhorando a qualidade de vida do paciente. 

Por exemplo com o dentista, o fonoaudiólogo vai  tratar de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como postura lingual incorreta (postura baixa), vícios de mastigação (unilateral), deglutição (projeção lingual), entre outros.

Leia a segunda parte da entrevista: Fonoaudiologia: Dúvidas frequentes Parte II