Pular para o conteúdo

Clareamento Dental Caseiro!!!

O que é o Clareamento Dental Caseiro? Qual a diferença do clareamento a laser? Onde comprar clareador de dentes? Como fazer clareamento caseiro sem precisar ir ao dentista? Quanto custa um clareamento dentário?

É incrível o número e pessoas que vem perguntar no blog, como fazer auto-medicação com todos os tipos de remédios. Para responder estas e outras dúvidas sobre clareamento dentário, vamos entrevistar Doutora Michelle Roberta colaboradora da Clínica Ortocia.

Vamos as Top Dúvidas:

1- O que é o clareamento dental caseiro?
É aquele branqueamento dentário feito em casa pelo paciente, após passar em consulta com dentista, realizar a confecção da placa de clareamento e receber a bisnaga com clareador. Todo o tratamento é realizado sob a supervisão e responsabilidade do dentista, pois existem efeitos colaterais que devem ser acompanhados pelo profissional de odontologia.

2- Existe diferença entre o clareamento dentário caseiro com o clareamento à laser?
A única diferença é em relação ao tempo de tratamento e utilização da placa de clareamento em casa. No clareamento caseiro, a pessoa utiliza uma placa de clareamento em casa, num período que dura cerca de duas semanas em média. 

Já o clareamento à laser pode ser realizado em uma seção somente, dependendo do caso, e é realizado no consultório do dentista. Sem a necessidade de utilizar uma placa por vários dias.

Um recente estudo randomizado, da Universidade de Florença na Itália, comparou a efetividade dos dois tratamentos após o clareamento dentário. Tanto o grupo que recebeu clareamento à laser, quanto o caseiro mantinham o mesmo resultado e efeito de branqueamento nove meses após o tratamento.

3- O clareamento dentário à laser deixa o dente menos sensível do que o clareamento caseiro?


Tanto o clareamento caseiro, quanto o clareamento à laser podem provocar como efeitos colaterais, a sensibilidade nos dentes e irritação gengival. Como a maioria dos estudos atuais, são conduzidos ou patrocinados pelas empresas que produzem o agente clareador, existe uma “maquiagem” ou menor ênfase destes efeitos. Por este motivo, o profissional preparado deve saber recomendar o clareador com a concentração mais adequada ou contornar os efeitos colaterais de dentes sensíveis.

Sabe-se que a ativação do clareador por laser, aumenta a expressão da substância P, que está fortemente relacionada a reações inflamatórias da polpa dentária. Traduzindo, o clareamento à laser pode deixar os dentes mais sensíveis dependendo da concentração do clareador.

4- Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dos dentes? Trata-se de um tratamento seguro?
O Clareamento Dental Caseiro é um tratamento que tem 100% de eficácia e segurança, desde que seguidos um protocolo de tratamento com um profissional de odontologia.O paciente que deseja fazer o clareamento, deve ter boa saúde geral e odontológica. 

Para tanto, nada de cárie, doença periodontal (doença na gengivas e estruturas adjacentes), hipersensibilidade nos dentes e não pode estar em tratamento ortodôntico. Também está contra-indicado para pacientes fumantes, grávidas ou lactantes.

5- Qual é o preço do clareamento dentário?
Depois de ler todas estas informações e saber dos problemas que podem ser causados pelo clareamento dentário, você não deve procurar pelos tratamentos mais baratos. Procure sempre por um tratamento de qualidade, e qualidade não combina com preço “baratinho”. Não tem milagre, um tratamento com bons materiais e um bom profissional não sairá por menos de 1000,00 reais. Pense nisso.

6- Onde eu posso comprar a placa de clareamento ou o clareador?
Tanto a placa, quanto a substância clareadora, são regulador pela ANVISA, portanto a venda de clareadores ou qualquer material odontológico por empresa não odontológica, constitui um crime e violação no código de ética. Portanto, se você encontrar  estes materiais à venda, denuncie e não compre, pois pode fazer muito mal à sua saúde!

Fonte:

Quer fazer clareamento dentário? Você pode marcar sua consulta em São Paulo ou Minas Gerais! Você escolhe onde fazer seu clareamento dentário!