Pular para o conteúdo

Borrachinha de Aparelho: Posso Trocar?

 borrachinha para aparelho

Posso trocar a borrachinha do aparelho? Onde compro borrachinha de aparelho? Se eu trocar a borrachinha de 15 em 15 dias o tratamento anda mais rápido? Existe alguma borrachinha que não mancha?

Estas e outras dúvidas são muito comuns no dia-a-dia do ortodontista. E para respondê-las, vamos conversar com a Professora do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortopress Dra Ana Paula Tenguan.

Vamos as dúvidas:

borrachinha de apareho


1- Posso trocar as borrachinhas do aparelho sozinho? Tem como o ortodontista me fornecer algumas borrachinhas para eu trocar em casa?

Infelizmente não. As ligaduras elásticas, conhecidas como borrachinhas de aparelho exercem uma função no aparelho ortodôntico, que é a de segurar o arco (fio) nos bráquetes e ajudar na movimentação dentária.

Por essa razão, não devem ser trocadas aleatoriamente em qualquer momento por motivos estéticos, muito menos o paciente levar as borrachinhas para trocar em casa. Pode ser perigoso e o paciente pode até perder os dentes! Leia o post “Aparelhos coloridos ou personalizados: Uma moda perigosa!

Agora, se você quer um tratamento alternativo, leia o post  Aparelho Lingual: Ortodontia Lingual e saiba quais as vantagens em relação à estética do que o aparelho convencional.

2- Mas as borrachinhas ficam manchadas, não posso trocá-las num período de tempo menor?

Também não. As ligaduras elásticas devem ser trocadas num período que varia em torno de um mês, tempo necessário para o organismo responder a ativação realizada na última consulta ortodôntica. Ao contrário do que pode parecer, as ativações constantes, prejudicam o resultado do tratamento.

Se o problema for as borrachinhas que ficam encardidas, existe a opção do tratamento de última geração com o aparelho auto-ligado, o qual não utiliza as borrachinhas, evitando-se, assim, o acúmulo de placa bacteriana sobre a superfície das ligaduras e uma possível halitose (Leia “Mau hálito: 10 dicas de como tratá-la!“), ocasionada por esse acúmulo de placa.

cores de aparelho


3- Posso comprar estas borrachinhas de aparelho?

Somente ortodontistas tem acesso a materiais ortodônticos. 

Além disso, se você achou um site na Internet que venda as  borrachinhas, você pode estar sendo vítima de um golpe e estará causando um problema para os seus dentes.

4- Como faço para higienizar melhor o aparelho ortodôntico?

Existem várias formas de se fazer a limpeza adequada de seu aparelho e manter as ligaduras elásticas limpas. Leia o post do Blog Orto Para Todos “Como escovar e passar fio dental com aparelho ortodôntico?” e veja as dicas e vídeos de como  manter seu aparelho limpinho!

Dra Ana Paula também atende em consultório particular pela Clínica Ortocia em São Paulo (Veja fotos da clínica). Mande sua dúvida ou sugestão no post Borrachinha de aparelho: Posso Trocar?