Pular para o conteúdo

Protetor Bucal: Principais Cuidados!

Cuidados com Protetor Bucal


Hoje, vamos falar sobre os principais cuidados que você deve ter com seu Protetor Bucal. No post “Protetores Bucais: Principais Dúvidas!”, Dra Ana Malengo abordou as principais dúvidas sobre o assunto e hoje, ela vai dar dicas de como cuidar bem do seu protetor bucal e aumentar a vida útil deste excelente aparato!

Vamos as Dicas:

Dra Ana Malengo fala sobre Protetores Bucais

Os cuidados que você deve ter em relação ao seu protetor bucal são muito simples!

  1. antes e depois de cada uso, lave seu protetor com água gelada ou um enxaguatório bucal.
  2. guarde e transporte seu protetor bucal numa caixinha ventilada que deixe o ar circular.
  3. para seu protetor bucal não perder seu formato, evite expor à altas temperaturas, como em água quente, em superfícies quentes ou exposta diretamente ao sol
  4. não mastigue ou tire pedaços do seu protetor bucal
  5. cheque seu protetor regularmente e veja se não existe algum rasgo ou furo a fim de que não fique frouxo. Além de torná-lo menos eficaz, estes desgastes podem irritar a gengiva, lábios e bochecha
  6. programe visitas regulares ao seu dentista e leve seu protetor bucal para que seu dentista tenha certeza de que ele ainda mantém as propriedades e se está em boas condições de uso.
Criança e Protetor Bucal
 
E lembre-se de que nunca é cedo demais para usar um protetor bucal! Assim que a criança é inserida no meio esportivo fale com seu dentista. Bons hábitos começam cedo, e o uso do protetor bucal por crianças e adolescentes irão promover e reforçar o uso mais para frente. Lembre-se prevenção (checkups) sempre!

Fonte:

  • Keep sports safe – Wear a mouthguard The Journal of the American Dental Association March 1, 2012 vol. 143 no. 3.