Pular para o conteúdo

Implantes Dentários: Preço é o que realmente importa?

Qual é o preço de um implante dentário? Qual é o valor de um tratamento com implantes dentários?

O preço de um implante dentário pode variar de $1.339.170 Won sul-coreano ou R$4.600,00 reais até $1.691.284 Won sul-coreanos ou R$5.800,00 reais. Mas o que tem a ver o valor em moedas sul-coreanas com o real? Explico.

Os estudos que visam determinar se o valor gasto com novas tecnologias de saúde realmente compensam financeiramente, são os estudos de custo-efetividade. E no Brasil, estes estudos são quase inexistentes, por isso, dependemos de dados de países que fazem estudos a respeito, que no caso trata-se de um estudo da Coréia do Sul.

Mas preço de tratamento odontológico, não se refere-se somente ao material utilizado no procedimento. Uma das situações mais desafiadoras para o profissional de odontologia ocorre durante o diagnóstico e planejamento do tratamento do paciente.

É normal que o paciente preocupe-se com o preço final do tratamento, mas para o profissional, a principal preocupação recai sobre o caminho que leva ao resultado final mais perfeito, estético e funcional possível.

Por isso, os estudos científicos procuram auxiliar o dia-a-dia  dos profissionais neste sentido. Um tipo de estudo muito interessante, é o estudo de custo e efetividade. Falamos sobre este tipo de estudo no post “Aparelho Ortodôntico: Quanto custa?”

Outro estudo recente que relata os custo dos implantes de titânio da Faculdade de Medicina Dentária, divisão de Endodontia (Tratamento de canal) da Universidade de Columbia nos Estados Unidos chegou a conclusão de que 

implante dentário preço

dentre as alternativas de tratamento, a que mais é rentável para o profissional seria o tratamento microcirúrgico do canal seguido do tratamento do canal não cirúrgico e colocação de coroa, depois extração de dentes e ponte fixa e por último a extração e colocação de implante dentário e coroa.

Sempre reitero que a prevenção em saúde bucal sempre é a alternativa mais barata. Sai mais caro para o profissional e para o paciente descuidar dos dentes e ter que substitui-los por implantes. A margem de lucro de um implante é muito menor do que um tratamento mais conservador. Manter os dentes do paciente e tentar preservá-los é mais barato para o paciente e mais rentável para o profissional de odontologia. Portanto, você que procura pelo preço do implante dentário saiba que vai pagar caro, mas que poderia ter saído muito mais barato se tivesse cuidado antes!

Leia também o post “Implante dentário preço: Quanto custa?” ou Protocolo sobre implantes ou dentadura sobre implantes: Top 5 dúvidas.

Onde encontrar implantes dentários?

Fonte: