06/06/2013

Gengiva Inchada ou Gengiva Inflamada Inflamada: Preciso de Tratamento?


"Estou com a gengiva inchada. Isto é normal doutor?" ou "minha gengiva sangra quando escovo os dentes!" são algumas das principais dúvidas que serão respondidas neste post.
Este tema já foi abordado em outro post "Gengiva Inflamada? Você pode estar com doenças do coração!" onde salientamos os cuidados de prevenção e colocamos um vídeo bem explicativo neste assunto sobre saúde periodontal (das gengivas).

Vamos as dúvidas:

gengiva
1- Por que estou com a gengiva inchada ou inflamada? Ela sangra quando escovo ou passo fio dental!

Assim como os dentes, a gengiva e os tecidos de suporte do dente também podem ter problemas por causa da má higienização bucal ou doenças sistêmicas.

A gengiva sofre alterações inflamatórias quando há acúmulo de placa bacteriana. As consequências da inflamação da gengiva são muitas, desde um discreto inchaço e sangramento até perdas dentárias, além de trazer prejuízos sérios para a saúde da boca. A placa bacteriana é também responsável pelo aparecimento de cáries e mau hálito persistente. O nome dado ao conjunto de alterações iniciais que aparecem na gengiva inflamada é gengivite.

Existe uma forma eficiente de escovação de dentes, até colocamos um vídeo explicando a melhor forma de escovação no post "Escovação de dentes: Qual é a maneira correta?", também o uso do fio dental no post "Como utilizar o fio dental corretamente?".
Contudo, se existe algum sangramento, mesmo durante a escovação dos dentes ou quando passa o fio dental, você precisa de cuidados de um dentista.

2- O que acontece se eu não for ao dentista regularmente? A gengiva pode piorar?

Se a placa bacteriana não for removida adequadamente, com o tempo ela torna-se calcificada. O cálculo dental ou tártaro nada mais é do que a placa bacteriana que se acumulou por um tempo longo e calcificou. Esse tipo de resíduo não é mais removido com a escova e fio dental, necessitando de instrumentos específicos para sua eliminação da superfície dental.

3- Fiquei muito tempo sem ir ao dentista e meus dentes ficaram moles. Por que estão assim?

O cálculo dental, assim como a placa, também prejudica a gengiva e todos os tecidos de suporte do dente. Esses tecidos de suporte são o osso alveolar, ligamento periodontal e o cemento. Quando perdemos o tecido de suporte, o dente começa a ficar amolecido. Esse processo é progressivo, indolor e, quando não tratado, pode levar a perda do dente.

A boa notícia é que a inflamação nos estágios iniciais (gengivite) tem cura e a doença periodontal pode ser controlada. Lembre-se que quanto mais tardio for o tratamento de uma doença, pior o prognóstico e tratamento. Faça seu check up digital regularmente!

4- Como posso saber se eu tenho gengivite ou periodontite? Como funciona o tratamento da gengiva?

O diagnóstico da doença periodontal é feito através de análises radiográficas juntamente com o exame clínico cuidadoso e específico. A partir daí, a perda de suporte dental é classificada em leve, moderada ou severa.

Em geral, o tratamento consiste em remover o cálculo e placa dental que se acumulam ao redor de todos os dentes. Será indicada uma técnica de escovação específica e adequada para seu caso. Além disso, para manter a saúde bucal, visitas regulares de manutenção serão programadas com intervalos diferentes para cada caso.

5- Eu não gosto do formato da minha gengiva! O que posso fazer para melhorar a estética do meu sorriso?

A gengiva vem se tornado cada vez mais importante para a estética do sorriso. Sua coloração, aspecto e contorno devem ser adequados, além de estarem saudáveis. Para isso,  na Clínica Ortocia, realizamos técnicas de Cirurgia Plástica Periodontal que devolvem a harmonia da gengiva ao redor dos dentes podendo, em muitos casos, “aumentar” o tamanho de seus dentes ou da prótese sobre o implante para compor um belo sorriso.

Para pacientes que tenham as gengivas escurecidas por manchas melânicas (marrom ou acinzentada), podemos utilizar técnicas de plastica gengival (semelhante ao peeling) e devolver uma coloração rósea, compondo, juntamente com os dentes, um sorriso belo.

6- Minhas gengivas "subiram" e meus dentes são extremamente sensíveis quando tomo água gelada, ou suco de limão, abacaxi, etc! O que devo fazer para diminuir esta sensibilidade?

As retrações gengivais, que causam sensibilidade ao frio, escovação ou substâncias ácidas, também prejudicam a estética e podem ser tratadas com Cirurgia Plástica. Com essa técnica, conseguimos tratar a sensibilidade, devolvendo conforto durante ingestão de alimentos e bebidas, e ainda conseguir um contorno gengival harmônico.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Ortocia Blog - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo