quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Borrachinhas Para Colocar Aparelho ou Elástico Separador: Dói Doutor?



Quando o paciente inicia seu tratamento ortodôntico, uma dúvida muito comum recai sobre as borrachinha para colocar aparelho! Para explicar esta dúvida recorrente, Dr Alexandre Koga, especialista em Ortodontia e colaborador na Clínica Ortocia vai falar sobre este assunto no texto de hoje. Dra Ana Tenguan já havia esclarecido outra dúvida comum no post "Borrachinha de aparelho: Posso Trocar?"

Veja o vídeo para entender toda história:


Antes de iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico, eu costumo colocar as borrachinhas para separar os dentes ou nome mais correto, elásticos separadores de dentes. A maioria das pessoas acreditam que o aparelho ortodôntico é composto somente pelos "quadradinhos metálicos" ou braquetes. Porém, nos dentes do fundo utilizamos os tubos colados ou soldados as bandas metálicas pois elas dão mais resistência a todo o sistema ortodôntico que é montado no paciente como está mostrado na ilustração abaixo:



O protocolo mais comum e atraumático, é o paciente ficar com os elásticos entre os dentes por uma semana a fim de instalar uma banda com 0,16mm de espessura, para isso o elástico afasta em cerca de 0,3mm de acordo com estudos. Parece pouco, mas esta pequena espessura necessária provoca um certo desconforto. 

Garanto que bem menor que a dos pacientes de antigamente! Pois estas borrachinha de látex não existiam, e, a única forma de realizar esta separação entre os dentes era colocando um fio de latão ou bronze entre os dentes e  torcê-lo! Uiiii! Já imagino a lágrima escorrendo no canto do olho do paciente! Ainda bem que a medicina, odontologia evoluem e os materiais por consequência.

Mas, mesmo com toda a tecnologia existem estudos que mostram a percepção de dor e desconforto com as tais borrachinhas. O pior dia parece ser o segundo dia com a borrachinha entre os dentes, diminuindo quase que totalmente em 5 dias. Geralmente, passamos dieta com alimentação mais macia durante o primeiros dias com o elástico separador. Muito raramente receitamos analgésicos. Para maiores informações sobre alimentação leia o post "Cardápio durante o tratamento ortodôntico: Existe Um?

Fonte:


  • Davidovitch M, Papanicolaou S, Vardimon AD, Brosh T. Duration of elastomeric separation and effect on interproximal contact point characteristics Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2008 Mar;133(3):414-22; quiz 476.e2.
  • Bondemark L, Fredriksson K, Ilros S. Separation effect and perception of pain and discomfort from two types of orthodontic separators. World J Orthod. 2004 Summer;5(2):172-6.



11 Comentários:

Anônimo disse...

Essas borrachinhas são horríveis acabei de colocar 3 delas, e tomei um paracetamol, é simplesmente insuportável.

Anônimo disse...

é normal

Anônimo disse...

Doeu muito pra mim, mais vc acostuma.
Eu coloquei somente nos dentes de trás, mastigo com os da frente rs. ;)

Eliane Melo disse...

vou colocar dia11 ja estou cm medo da dor

Anônimo disse...

Sofrendo aqui com essas borrachinhas u.u
E vou ter que ficar com elas por 2 semanas!!! [é um dentista particular um pouco disputado..só terá vagas em 2 semanas]
Será que é perigoso? Elas podem alterar muito a minha estrutura dentrífica?
..Só sei que incomoda muito e.e'

Anônimo disse...

Isso é insuportável uma dor terrível chorei ih nao adiantou nada o que tem que fazer er esperar passar essa dor se eu pudesse tirava a muito tempo i isso é so o comeco eim :(

Anônimo disse...

Coloquei 4 na parte superior da boca segunda feira e ficarei com elas até sexta que vem. Tomei paracetamol no primeiro dia. Ontem não doeu tanto, mas hoje está doendo muito. Não tem jeito né, tem que aguentar hahaha

Anônimo disse...

estou morrendo de medo veih

Anônimo disse...

Pra mim e pior do que o aparelho

Anônimo disse...

Estou com separadores no dentes tbm o 2 dia é insuportável, doi muito. Coloquei sua 25/02 e vou retirar dia 28/02. Se de resultado senão.vou ter que ficar com ele, maus um tempo, mas faze tem que aguentar u.u

Anônimo disse...

Coloquei 8 borrachinhas ontem, realmente dói muito.
odeio ficar sem comer .
Acredito que irei tirá-las daqui 3 dias
Vou realizar uma cirurgia de disjunção palatina.

Gostaria de saber em relação as borrachas, tenho os dentes da frente meio que abertos e parece que as borrachas estão empurrando mais ainda pra frente, é normal?

Postar um comentário

  ©Ortocia Blog - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo